quinta-feira, 28 de abril de 2011

TCC SEM DOR DE CABEÇA


NÃO SE MATE NA HORA DE FAZER O TCC

Darei 10 dicas para se preparar com tranqüilidade:
1ª DICA: FAÇA O TCC NA EMPRESA EM QUE VOCÊ ATUA
Você terá mais fácil acesso as informações que te ajudarão a desenvolver o trabalho, além de ter assim a oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer de seu curso. Isso também mostrará aos seus superiores que o seu interesse em buscar maiores conhecimentos podem ser implantados na empresa.
2ª DICA: FAÇA UMA LISTA DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA EMPRESA
Cada problema encontrado na empresa, é um PONTO A MELHORAR. E o estudo de pesquisa tem como objetivo buscar a melhor maneira de solucionar esse problema. O problema não preciso ser “grande”, porém o quanto mais exigir, melhor será o resultado do trabalho.
3ª DICA: PRIORIDADE
Identifique o que precisa ser resolvido e a ordem desse processo de resolução. As atividades devem ser realizadas dentro dos prazos estabelecidos para não haver problemas que afete a qualidade do trabalho.
4ª DICA: ORIENTAÇÃO
É importante sempre procurar professores, na busca de uma orientação mais detalhada. Solicite idéias de fontes para buscar informações sobre o assunto e modelos de trabalhos anteriores.
5ª DICA: TEMPO
É preciso dedicar tempo para desenvolver um bom trabalho. Separe uma quantia de horas por semana, para que não fique exaustivo. Deixar para a última hora não é a melhor solução. CUIDADO!
Segue alguns pontos na hora de se comprometer com um TRABALHO EXCELENTE:
6ª DICA: AGENDA SEMANAL
Cada janela de tempo para estudo de TCC deve ter de 2 a 3 horas. Trabalhando menos de 2 horas, você não consegue fazer nada. Se você trabalhar mais de 3 horas, o seu rendimento decai muito devido ao cansaço mental.
Analise todas as suas atividades realizadas e separe um tempo destinado ao trabalho. Se não possuí esse tempo disponível, então elimine algo em sua agenda, para substitui-lo.
7ª DICA: DISCIPLINA
É preciso regra e organização para desenvolver qualquer tipo de trabalho. Se você pretende gerenciar uma grande empresa, mas não é capaz de gerir seu próprio tempo para o desenvolvimento de um trabalho, o que quer que pensem sobre você.
8ª DICA: PALAVRAS CHAVES
Monte um esquema com 7 ou 8 palavras chaves que vão nortear sua busca, principalmente na internet, para a sua fundamentação teórica.
Exemplo: 

9ª DICA: CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
O trabalho é acadêmico, e por isso, importante a referencias a autores que irão endossar a pesquisa em questão.
As citações diretas, são aquelas onde é colocado EXATAMENTE o que o autor disse. Essa citação não deve aparecer só,  mas sempre acompanhada de um comentário do aluno que esta desenvolvendo o trabalho.
Quando estiver realizando as pesquisas (ou fichamentos), já vá separando as frases dos autores que podem completar os textos com citações diretas.
10ª DICA: SLIDES DE APRESENTAÇÃO
O fundo do slide deve ser contrastado com as letras. Se for utilizar imagens o mais recomendado é que ela fique AO LADO e não AO FUNDO da escrita, como o ilustrado a seguir:


É interessante que na apresentação contenha os seguintes slides:

  • 01 slide de abertura, com nome da Escola, local e data (mês e ano da apresentação);
  • 01 slide de apresentação do trabalho, com título, seu nome, curso, etc;
  • 01 ou 2 slide de apresentação da empresa: BREVE histórico, localização, produtos, clientes;
  • 01 slide com tema e objetivos (geral e específicos);
  • 01 slide com 3 ou 4 principais bibliografias;
  • Slides com os resultados obtidos;
  • 01 ou 2 slides com conclusões;
  • 01 slide com frase (referenciada com nome do autor) que tenha relação com o tema.
Obs: Essas são apenas algumas dicas, não é uma regra. O mais importante é que seu projeto fique claro a todos os ouvintes.

Boa sorte no projeto e até mais....



segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEGUIR O BLOG POR EMAIL

Agora é possível seguir o Blog por email... 

Basta apenas cadastrar um email valido na caixa que fica ao lado direito da tela, com o título: SEGUIR POR EMAIL. Essa caixa está disponível em todas as páginas inclusive na pagina inicial.

Após realizar o cadastro,o leitor recebe um email, onde pede para clicar em um link confirmando a autenticidade do email cadastrado.

Feito isso, PRONTO!  Os leitores inscritos receberão uma notificação diária de novas postagens publicadas.
Todas as vezes que algo novo for postado no blog, o leitor recebe um aviso no email.

É só cadastrar e até mais....

Beijos
Prof. Fernanda

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CAOS NO PORTO DE SANTOS

caos no porto devido à exportação de grãos
Não é preciso dominar as artes da adivinhação para se saber que o Porto de Santos deverá viver de abril a outubro um período de caos, que vai se estender a todas as rodovias que ligam o Planalto às vias de acesso à faixa portuária. Esse é o período do escoamento da safra de grãos e açúcar e, a exemplo do que tem ocorrido em anos anteriores, não há por enquanto qualquer esperança de que as autoridades estejam planejando a implantação de um esquema de operação especial nas rodovias da região para absorver o aumento do número de caminhões em direção ao Porto.
Para agravar a situação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acaba de anunciar com todas as pompas um recorde para a safra de grãos de 2010/2010. Ninguém é contrário a que o setor agrícola continue a bater recordes sucessivos de produção e exportação. O que se questiona é a falta de uma coordenação logística para que essa safra seja escoada sem que outros setores da economia sejam sensivelmente prejudicados, como tem ocorrido até aqui. E sem que a população das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista seja afetada em seus deslocamentos para São Paulo (e vice-versa).
Normalmente, o Porto de Santos, por onde passam 27% do comércio exterior brasileiro, já apresenta problemas que provocam atrasos e transferências de embarques e desembarques tanto na exportação como na importação não só em razão de obras de infraestrutura, manutenção e dragagem como de problemas de operação em terminais. Com a safra de grãos, a previsão do Sindicato das Empresas de transporte de Carga do Litoral Paulista (Sindisan) é que mais de 15 mil caminhões circulem por dia nas rodovias locais, quando normalmente o fluxo é de 10 a 11 mil.
Quando tem início a movimentação da safra de açúcar bruto, a situação fica ainda pior, já que o complexo portuário é responsável pela exportação de dois terços do produto. Se o período coincide com uma fase de chuvas intensas, vive-se, então, o caos absoluto. Em julho de 2010, segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do complexo santista, houve dia em que 106 navios estiveram fundeados ao largo, à espera de ordem para atracação, quando normalmente esse número seria de 10 a 15. Daqueles 106 navios, 54 aguardavam para o embarque de açúcar.
Por falta de infraestrutura, em época chuvosa, caminhões carregados com açúcar demoram pelo menos o triplo do que deveriam para descarregar suas cargas nos navios. Assim, a operação que deveria ser cumprida entre três e quatro horas chega a durar de 12 a 36 horas.
Não é preciso dizer que esses fatores externos causam interferências na atuação de todas as empresas que trabalham no Porto de Santos, apesar do esforço que fazem para cumprir pontualmente seus prazos, evitando ao máximo a interrupção de suas operações e atividades. Obviamente, é impossível evitar eventuais atrasos e transtornos que acabam por interferir em programas de embarque e desembarque.
O que fazer? O que se espera é que, finalmente, a Codesp implante um rigoroso sistema de agendamento de cargas para regular a entrada de caminhões no Porto. E que a Ecovias faça a sua parte, disciplinando ao máximo a descida e subida dos caminhões. Mesmo assim, ninguém duvida de que dias difíceis se aproximam para quem vive e depende das atividades portuárias.

texto extraído do site: www.logísticadescomplicada.com

terça-feira, 12 de abril de 2011

FEIRA DO EMPREGO

Pela primeira vez, Americana terá sua Feira do Emprego e contará com instituições que prestarão serviços durante todo o dia. Traga seu currículo, conheça as entidades que podem lhe ajudar a conquistar seu objetivo profissional e receba diversas orientações a respeito do mercado de trabalho.




Realização





Objetivo

No dia 30 de abril das 09h00 as 16h00, a Câmara e a Prefeitura Municipal promoverão a “1ª Feira do Emprego de Americana”.  
O objetivo do evento é oferecer informações para que o cidadão consiga direcionar sua busca dentro do mercado de trabalho capacitando-se profissionalmente para atender a demanda das empresas e agências na busca pelo profissional especialista, elevando a competitividade do mercado de trabalho municipal.

O que será oferecido

Durante todo o dia serão promovidas palestras para esclarecimento de questões pertinentes às relações de trabalho e emprego e capacitação profissional, as quais serão realizadas no plenário da Câmara, instigando a população a interagir com nossos participantes e colaboradores. Serão realizados atendimentos com serviços como cadastramento de currículos, orientação e apresentações de cursos, projetos, extensões e serviços para a formação e qualificação profissional.

Quem deve participar?

A Feira do Emprego estende-se para todos os profissionais que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho, bem como para o empreendedor e até o empregador que busca mão-de-obra qualificada.

Como se preparar para a Feira do Emprego

Para que sua participação seja eficiente traga vários currículos e encaminhe um para cada agência de emprego, se prepare e se organize. Permaneça na Feira o maior tempo possível, esteja atento as informações que as empresas e instituições lhe fornecerem e recolha folders, cartões e folhetos explicativos que possam ser utilizados posteriormente.

Programação – 1ª Feira do Emprego de Americana




Parceiros


Agências de Emprego



Entidades


Apoios



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Visita ao Porto de Santos

Olá Amigos;

Estivemos com os alunos da Logística do Emílio Romi e João XXIII visitando o PORTO DE SANTOS, no dia 09 de Abril.
Foi uma visita muito proveitosa. Onde tivemos oportunidade de conhecer os navios de transporte de cargas.   A maneira de movimentação dos containers.
Além de ter sido um passeio muito gostoso, proporcionado pelos alunos que estavam conosco. Muito bom saber que podemos unir alegria, descontração e conhecimento. Isso agradeço em nome dos professores que lá estavam.

Grande abraços

domingo, 10 de abril de 2011

Curso de Contabilidade


 "É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) de uma empresa. Ela interpreta eventos econômicos e fornece informações para a tomada de decisão da empresa."

O CURSO:
No início você estuda matérias básicas do currículo, como sociologia, português, economia, administração e contabilidade. Depois iniciam as matérias intermediária, que trabalham com a capacitação específica, como contabilidade de custos, matérias gerênciais, planejamento e contabilidade financeira. Estuda também direito e planejamento tributário.
Duração do curso técnico: 1 ano e meio

MERCADO DE TRABALHO:
O novo código civil, a lei de falências e a legislação da previdência tem estimulado a contratação desse profissional. Boa parte dos formados trabalham em escritórios de contabilidade ou abrem o próprio negócio. Também é muito comum a prestação de serviços de acessoria e consultoria a empresas, principalmente em operações financeiras.
O análista financeiro - um contabilista que atua no mercado de capitais, crédito e seguros em geral - é cada vez mais procurado por bancos e seguradoras.

CURSOS NA ÁREA:
Contabilidade Tributária; Planejamento tributário; Ciências Contábeis.

Cuso de Logística


 "O técnico dessa área, visa aprimorar o desempenho organizacional das empresas. Otimizar os processos. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística, como transporte, armazenagem, compras e distribuição."

O CURSO:
O currículo engloba disciplinas tanto de ciências exatas, como estatística e física, quanto de sociais aplicadas, como administração, marketing e psicologia social.
As matérias específicas incluem transporte público, engenharia de tráfego, educação e segurança de trânsito.
Duração do curso técnico: 1 ano e meio

MERCADO DE TRABALHO:
A importância de manter um setor de logística que funcione adequadamente torna essa área muito promissora nos próximos cinco anos. O técnico é contratado para cuidar do armazenamento, almoxarifado e controle de estoque, bem como para planejar o transporte de mercadorias.

CURSOS NA ÁREA:
Estratégia e Logística Empresarial; Gestão de Produção e Logística; Gestão de Logística e Transporte; Gestão de Logística Empresarial; Gestão de Operações Logísticas; Gestão de Transito e Transporte; Logística de Armazenamento e distribuição; Planejamento de Logística de Cargas; Transportes Urbanos.

 
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