quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Introdução a ELEMENTOS DE CUSTO




“Os Custos Logísticos são os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário de entrada, em processo e de saída, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.” (IMA, 1992)






Princípios de Custos
Em uma realidade de intensa competição, a administração dos Custos Logísticos abre possibilidades de redução nos custos, sem perder a qualidade dos bens e serviços oferecidos. 
Para essa análise é preciso um conhecimento dos custos que diz respeito ao processo logístico.
Despesas
São gastos obtidos nos esforços de obter receitas, como quando se realiza um gasto com publicidade e propaganda, para conseguir clientes e consequentemente receita. Esses gastos são caracterizados como DESPESAS COMERCIAIS.
Custos
São valores destinados ao processo produtivo. Temos como exemplo os custos de mão de obra do pessoal envolvido com armazenagem e produção do bem.
Custos aplicáveis à Logística
Cada custo aplicável a logística, revela uma importância para a tomada de decisão.



Quanto ao relacionamento com o objeto
São os custos relacionados diretamente ao objeto tratado, através de fornecedores, clientes, produto, regiões ou canal de distribuição.
Eles são classificados em:
Custos Diretos
São apropriados diretamente a cada tipo de objeto, pela fácil identificação e mensuração.
Ex: MATÉRIA PRIMA e MÃO DE OBRA DIRETA
Custos Indiretos
Não podem ser diretamente apropriados a cada tipo de objeto. São atribuidos mediante aproximação ou rateio.
Ex: MÃO DE OBRA INDIRETA (representada pelo trabalho de departamentos auxiliares, como supervisores e controle de qualidade).
Quanto ao comportamento diante do Volume de Atividade
No caso de logística, volume é um fator importante, pois se trabalha com: Volumes Produzidos, Volumes Movimentados, Volumes Transportados, Volumes Vendidos, Volumes distribuídos.
Eles são classificados em:
Custos Fixos
São custos que não variam com o nível de atividade da empresa. Não existe alterações dentro de um limite determinado.  Ex: ALUGUEL



Custos Variáveis
São custos que variam com o nível de atividade da empresa. Mudam a cada unidade produzida.  Ex: MATÉRIA PRIMA e EMBALAGENS



Custos Semivariáveis
São custos que possuem uma parcela fixa e outra variável.  Ex: VENDEDORES COM SALÁRIO FIXO + COMISSÃO e ENERGIA ELÉTRICA (em caso de negociação)


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons