quinta-feira, 28 de abril de 2011

TCC SEM DOR DE CABEÇA


NÃO SE MATE NA HORA DE FAZER O TCC

Darei 10 dicas para se preparar com tranqüilidade:
1ª DICA: FAÇA O TCC NA EMPRESA EM QUE VOCÊ ATUA
Você terá mais fácil acesso as informações que te ajudarão a desenvolver o trabalho, além de ter assim a oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer de seu curso. Isso também mostrará aos seus superiores que o seu interesse em buscar maiores conhecimentos podem ser implantados na empresa.
2ª DICA: FAÇA UMA LISTA DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA EMPRESA
Cada problema encontrado na empresa, é um PONTO A MELHORAR. E o estudo de pesquisa tem como objetivo buscar a melhor maneira de solucionar esse problema. O problema não preciso ser “grande”, porém o quanto mais exigir, melhor será o resultado do trabalho.
3ª DICA: PRIORIDADE
Identifique o que precisa ser resolvido e a ordem desse processo de resolução. As atividades devem ser realizadas dentro dos prazos estabelecidos para não haver problemas que afete a qualidade do trabalho.
4ª DICA: ORIENTAÇÃO
É importante sempre procurar professores, na busca de uma orientação mais detalhada. Solicite idéias de fontes para buscar informações sobre o assunto e modelos de trabalhos anteriores.
5ª DICA: TEMPO
É preciso dedicar tempo para desenvolver um bom trabalho. Separe uma quantia de horas por semana, para que não fique exaustivo. Deixar para a última hora não é a melhor solução. CUIDADO!
Segue alguns pontos na hora de se comprometer com um TRABALHO EXCELENTE:
6ª DICA: AGENDA SEMANAL
Cada janela de tempo para estudo de TCC deve ter de 2 a 3 horas. Trabalhando menos de 2 horas, você não consegue fazer nada. Se você trabalhar mais de 3 horas, o seu rendimento decai muito devido ao cansaço mental.
Analise todas as suas atividades realizadas e separe um tempo destinado ao trabalho. Se não possuí esse tempo disponível, então elimine algo em sua agenda, para substitui-lo.
7ª DICA: DISCIPLINA
É preciso regra e organização para desenvolver qualquer tipo de trabalho. Se você pretende gerenciar uma grande empresa, mas não é capaz de gerir seu próprio tempo para o desenvolvimento de um trabalho, o que quer que pensem sobre você.
8ª DICA: PALAVRAS CHAVES
Monte um esquema com 7 ou 8 palavras chaves que vão nortear sua busca, principalmente na internet, para a sua fundamentação teórica.
Exemplo: 

9ª DICA: CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
O trabalho é acadêmico, e por isso, importante a referencias a autores que irão endossar a pesquisa em questão.
As citações diretas, são aquelas onde é colocado EXATAMENTE o que o autor disse. Essa citação não deve aparecer só,  mas sempre acompanhada de um comentário do aluno que esta desenvolvendo o trabalho.
Quando estiver realizando as pesquisas (ou fichamentos), já vá separando as frases dos autores que podem completar os textos com citações diretas.
10ª DICA: SLIDES DE APRESENTAÇÃO
O fundo do slide deve ser contrastado com as letras. Se for utilizar imagens o mais recomendado é que ela fique AO LADO e não AO FUNDO da escrita, como o ilustrado a seguir:


É interessante que na apresentação contenha os seguintes slides:

  • 01 slide de abertura, com nome da Escola, local e data (mês e ano da apresentação);
  • 01 slide de apresentação do trabalho, com título, seu nome, curso, etc;
  • 01 ou 2 slide de apresentação da empresa: BREVE histórico, localização, produtos, clientes;
  • 01 slide com tema e objetivos (geral e específicos);
  • 01 slide com 3 ou 4 principais bibliografias;
  • Slides com os resultados obtidos;
  • 01 ou 2 slides com conclusões;
  • 01 slide com frase (referenciada com nome do autor) que tenha relação com o tema.
Obs: Essas são apenas algumas dicas, não é uma regra. O mais importante é que seu projeto fique claro a todos os ouvintes.

Boa sorte no projeto e até mais....



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons